Monday, April 13, 2015

CASOS, CAUSOS & ACASOS - NEGÓCIO ENTRE COMPADRES

O Sô Jeremias e Da. Zefa viviam num pequeno sítio na zona rural entre o Prata e Jaguaraçu, e tinham como vizinho o compadre Adão de Nita, que havia ficado viúvo há pouco tempo.

Sô Jeremias queria vender um burro, animal já mais velho e colocou o preço de Duzentos Reais. Da. Zefa, uma morena de ancas bem feitas, ainda bonita, pernas bem torneadas, enfim uma senhora bem viçosa, ralhou com o Sô Jeremias, por duzentos reais não deixava vender.

Pois bem, dias depois, aparece na casa deles o compadre Adão, com desculpa de querer comprar o burro, mas tava de olho mesmo é na comadre. Como o Sô Jeremias estava pra roça, Da. Zefa serviu um café para o compadre Adão e conversaram sobre o preço do burro, mas tinham que esperar o compadre Jeremias chegar.

Neste espaço de tempo o compadre Adão resolveu engraçar-se para cima da comadre e foi conduzindo a conversa até insinuar-se para ela. Da. Zefa entre surpresa e ofendida ficou brava e falou com ele que ia contar o desrespeito para o marido Jeremias. O Adão ficou no "mato sem cachorro" e pediu a ela pelo amor de Deus que o desculpasse, tinha medo do compadre Jeremias até matá-lo.

Da. Zefa não atendeu seu pedido e em pé na porta da casa avistou o marido chegando e gritou:

"Oh Jeremias! Vem cá que eu preciso de contá uma coisa."

O Jeremias respondeu:

"Tô chegando muié!"

O Adão ficou inerte, gelado dos pés à cabeça.

Então quando o marido aproximou-se, ela disse a ele:

"Jeremias, cê acredita que o compadre Adão ofereceu Mil Reais no burro, no dinheiro?

__ Negócio fechado, claro.