Monday, October 22, 2012

CASOS & CAUSOS

Acidente Vocabular

    A BR-262 atravessa o nosso Município desde a nossa divisa com Bela Vista de Minas até o Rio Doce, divisa com Rio Casca.

    Quando houve o asfaltamento deste trecho,  muitas vidas foram ceifadas, ora pela imprudência de motoristas, ora por descuido de pedestres.

    Lembro-me que certa vez, dirigia-me a João Monlevade, e perto do "Povoado do André" uma carreta bateu em uma pessoa, parece-me que um andarilho, jogando-o violentamente a grande distância, algo muito forte de se ver. Cheguei pouco depois, e encontrei pessoas alarmadas, nervosas, tremendo. Parei o carro, não nego,  também muito preocupado, quando fui verificar o que se teria de providenciar, chegou uma senhora que já me conhecia, perto de mim, e disse:

    _"Oh Petrônio, não precisa preocupar, já chamaram em Monlevade e eles vão levar o corpo pra fazer a "uessitop!..."

    Por uns segundos fiquei sem entender, pois o nervosismo também havia tomado conta de mim. Depois deduzi: "autopsia".