Saturday, October 13, 2012

CASOS & CAUSOS

O Exercício da Diplomacia

    Joaquim Claro Nascimento e Silva tinha nome de embaixador  e de fato era um sujeito de fino trato.  Nos idos de 1970  era uma  espécie  de cônsul  entre as comunidades de Ilhéus, Santa Rita, Teixeiras, São Tomé, ou seja na região que faz divisa com o Município de Dom Silvério.

    Andava a cavalo pra todo lado, levava recado, informava quem tinha o que pra vender ou quem queria comprar. Uma verdadeira "rede social" ambulante da época.

    Certa feita, combinou uma partida de futebol entre o time São Tomé (Município de Dom Silvério) e de Teixeiras (Município do Prata). Primeiro jogaram em Teixeiras, deu um brigão bravo ao final do jogo.  Joaquim tratou de apaziguar os ânimos e conseguiu que as equipes jogassem a "Partida da Paz", desta vez em São Tomé (Dom Silvério).

    Bandeiras e lenços brancos receberam os atletas pratianos, limonada para amenizar o calor, uma moça "muito bonita" com vestido branco rendado, deu o chute inicial.

    Mas não teve jeito, ao final do jogo "o pau comeu na casa de Sinhá" novamente, um brigão feio.

    Joaquim ficou chateado com os fatos e sumiu de cena por um tempo. Quando reapareceu foi inquirido sobre o fato e ele solenemente  deu seu parecer:

    "Isto agora virou uma questão de Governo ! ..."

    Passou a ser conhecido pelo apelido de Governo; e hoje, já mais maduro, virou carinhosamente "Tio Governo".