Thursday, June 20, 2013

CASOS, CAUSOS CAUSOS

UM AMIGO INESQUECÍVEL

Meu grande amigo de infância,
Desde o nosso tempo escolar,
Também colega de profissão,
Minha vida ajudou a realizar.

Este meu grande Amigo Petrônio
Muito tenho que lhe agradecer,
Hoje como advogado, na justiça tem trono
Para todos os necessitados  defender

Toda a liberdade que hoje tenho
Ele me deu com todo prazer
Defendeu-me  com grande empenho
No INSS, para minhas dificuldades vencer

Serviu-me com carinho sem nada cobrar 
Com muito amor no  coração
Meus problemas da vida, ajudou-me  curar
Com todo seu clamor e imensa afeição

Durante toda a minha vida
Sempre dei valor aos seus tios
Para minha conservação higiênica
A seus pais muito agradeço com oferta de Lírios

Peço a Deus que lhe proteja
Em seus trabalhos de defesa,
Que Cristo em seus caminhos sempre esteja,
Para vencer qualquer dificuldade que seja.


São Domingos do Prata, 14 de Dezembro de 2001

Élcio José Rodrigues


No último dia 7 de junho de 2013 perdemos o pratiano Élcio, filho de Sô Guta do Banco e Da. Naná ( eu, infelizmente não estava no Prata e fiquei em falta com a família ). Élcio foi meu colega do antigo Ginásio. Era dedicado e bom aluno, lembro-me que ajudava-me numa matéria chamada " Desenho Geométrico ", que não era minha praia. Crescemos amigos e nos formamos em Contabilidade pelo Colégio Técnico Municipal. Ele montou seu escritório primeiro do que eu, e depois trocávamos informações a respeito da própria contabilidade e das modificações que iam ocorrendo na legislação, sempre com bom companheirismo. Tenho dele a lembrança de que nos carnavais ( ainda de clube ) gostava de fantasiar-se de Zorro (  com capa, espada e máscara - traje completo ), achava criativo. Como sempre fui  ( e sou ) muito amigo do pai dele, o nosso Guta, participei da organização de seus documentos para aposentadoria, o que foi conseguido, vencidos os entraves e as dificuldades que costumeiramente ocorrem. 

Pois bem, na última terça-feira, dia 18 de junho, dentro da Igreja Matriz de São Domingos de Gusmão, quando fui cumprimentar a sua irmã Enaura, recebi dela este texto acima publicado, com o esclarecimento de que ela o havia encontrado em meio a seus documentos, e que julgou que deveria entregar-me, e o fez naquele momento. Confesso que me emocionei profundamente e também por lembrar-me do episódio bíblico, que transcrevo abaixo :


 "A cura de dez leprosos".

Lucas 17

11 A caminho de Jerusalém, Jesus passou pela divisa entre Samaria e Galileia.
12 Ao entrar num povoado, dez leprosos dirigiram-se a ele. Ficaram a certa distância
13 e gritaram em alta voz: "Jesus, Mestre, tem piedade de nós!"
14 Ao vê-los, ele disse: "Vão mostrar-se aos sacerdotes". Enquanto eles iam, foram purificados.
15 Um deles, quando viu que estava curado, voltou, louvando a Deus em alta voz.
16 Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradeceu. Este era samaritano.
17 Jesus perguntou: "Não foram purificados todos os dez? Onde estão os outros nove?
18 Não se achou nenhum que voltasse e desse louvor a Deus, a não ser este estrangeiro?"
19 Então ele lhe disse: "Levante-se e vá; a sua fé o salvou".
Como nós todos sabemos que a gratidão é a mãe de todas as virtudes, transcrevi e público este texto com o propósito de que nós possamos refletir a respeito. 
Ao Élcio,  meu abraço espiritual pelo exemplo que nos dá mesmo após ter virado estrêla-guia no céu de nossas vidas.