Tuesday, June 18, 2013

ATENÇÃO PAIS E FILHOS

Confesso que tenho muito a aprender, embora na minha idade já era para estar fazendo mestrado em matéria de ser pai.

Costumo  dizer que fui pai quase na hora de ser avô.


Hoje poucos de nós temos assumido a condição de pais; por outro lado, filhos cada vez mais não aceitam o nosso controle.


Complicado!... Mas a verdade é que alguém tem que impor limites, pois isto é necessário. Alguém tem que exercer a paternidade, faz parte da nossa cultura e de nossos ensinamentos religiosos.


O pai não apenas tem que estabelecer as regras, mas tem que servir de exemplo também. Hoje em dia já não devemos preocupar-nos com pequenos defeitos mas sim com os desvios mais sérios de caráter. Reservar energia para assuntos mais importantes é sinal de sabedoria.


"Se você quis um filho, dedique-se a ele!"


Não existe nada na vida que se pode alcançar sem suar a camisa, empenhando-se seriamente. Os pais tem que ter disponibilidade para relacionarem-se com os filhos. É prioridade. Se não o fizerem,  a sociedade se incumbirá de fazê-lo, e não temos certeza se será da melhor forma possível.


Quanto aos filhos, devem entender que "liberdade" caminha junto com "responsabilidade", principalmente se perceberem que os seus pais agem assim, dando-lhes um bom exemplo de vida.