Thursday, June 20, 2013

TEOTINO DAMASCENO FILHO


A manifestação popular é um exercício legítimo da cidadania. O brasileiro, por muito tempo, perdeu a capacidade de indignar-se e agora está recuperando-a frente a tantos desmandos, tanta roubalheira, tanta corrupção. Como tem sido dito à exaustão, não se trata apenas de vinte centavos. Isso foi apenas o estopim: por trás está o dinheiro na cueca, o mensalão, a impunidade, as leis casuístas, a falta de segurança, a falta de saúde, falta de estradas, falta de investimentos em estradas que matam (caso da BR 381), a seca no nordeste (usada para barganha eleitoreira), os altos investimentos em estádios de futebol que serão verdadeiros elefantes brancos e tantas outras mazelas.

O fato das manifestações não terem uma bandeira específica e nem comando político tem preocupado alguns temerosos de que se transformem em anarquismo. Mas isso, por si só, já é positivo na medida em que o povo brasileiro esteja demonstrando que não precisa de partido político, sindicato ou qualquer outra entidade que se diga progressista para se manifestar e mostrar sua indignação.

Onde vão chegar, não se sabe. O efeito que terá, também não se sabe. O importante é que estamos vivendo um momento histórico e esse momento deve ser apoiado por todos que queiram uma nova realidade no Brasil. É preciso dar o primeiro passo. Está dado.