Thursday, January 08, 2015

CASOS, CAUSOS & ACASOS

Sô NICO ROLLA E DA. ZARITA


Petrus, em "Causo" recente, você  fez referência a quitandas. Como também sou apaixonado por estes  petiscos , na verdade "tutiscos ", porque eram todos ótimos,  senti-me remetido à minha juventude; quando, colega no ginasial que era do Toninho de Nico Rolla;  ia, eventualmente, estudar na casa dele, a qual nessa época, era a Fazenda do Seara. Indo à pé, junto com outros (não me lembro de nomes) por lá passávamos o dia todo estudando. Evidentemente, filávamos o boião e à tarde, éramos HOMENAGEADOS pela Da. Zarita. Digo homenageados, porque a MESA que ela nos oferecia, não era para uma simples "merenda" como ela dizia. O quê tinha de bolos, biscoitos, rosquinhas, broa, leite e café, era algo assim para nunca se esquecer, como, aliás, aconteceu comigo. Um detalhe também inesquecível, era a mesa propriamente dita. Toda em madeira maciça, no formato oval, com toda a borda fixa e o centro redondo, giratório. Neste local ficavam as "preciosidades". Dia destes,  alguém me disse que até hoje ela se encontra lá.

Por Mauro Fu de Banico ( Mauro Morais )