Wednesday, July 15, 2015

A VIDA É A ÚNICA VERDADE QUE EXISTE




Esta frase do famoso psiquiatra Roberto Shinyashiki conduz-nos ao pensamento de que a vida deve ser serena, simples, sem pressa, sem buscar situações de conflito entre matéria e espírito, vivendo como se fosse um rio que calmamente faz seu percurso em direção ao mar, bebendo silenciosamente o vinho da existência.
Afirma o referido autor em seu livro “O sucesso é Ser Feliz” que a vida é como uma escola, o que se aprende é para ser aplicado, tirando-se o máximo proveito das lições.
A competição do mundo moderno nos convida à correria, fazendo-nos não perceber que a vida tem sua dinâmica própria e conseqüentemente seus ciclos. Quem observa bem a natureza certamente percebe as marés, as ondas, a força do vento em contraste com a leve brisa. O nosso próprio humor é variável, em certos momentos podemos sentir-nos como se estivéssemos em um ultraleve, e em outros, como se viajássemos num grande avião em turbulência. É como o surfista: tem momentos de subidas e descidas, e aprende a aproveitá-las adequadamente.
Assim segue a aventura de viver. Uma nova relação afetiva, um novo projeto, uma viagem, o filho na faculdade, a perda de um ente querido, um (a) tsunami na TV, por vezes a solidão como companheira; porém, lembrando-se sempre que mesmo o sofrimento nos ensina lições que não devemos esquecer.
Então a conclusão é de que não se pode ter medo de viver, de ser alegre e de celebrar cada acontecimento da vida, sorvendo as dádivas da existência, consciente de que as dificuldades sempre acontecerão, mas que também terão seu ciclo de duração, pois depois que a noite chega a tendência é que a madrugada traga o amanhecer.