Uma das causas da decadência cultural é a falta de LEITURA. Isto me leva à lembrança de uma crônica de Affonso Romano de Santana,lida há algum tempo. Ele narra o fato de que um bom escritor-professor editou uma obra dirigida aos alunos do ENSINO MÉDIO. Após alguns anos,um dia,o editor procurou o autor e pediu-lhe que fizesse reformulações,que simplificasse um pouco seu livro porque os alunos estavam com dificuldades para compreendê-lo. O autor achou estranho,pois "o livro já era uma simplificação do assunto",mas um pouco constrangido simplificou o que já era simples.
Passados poucos anos,o editor voltou a procurar o autor: "Olha,vou pedir que simplifique ainda mais,porque agora são os professores que estão tendo dificuldade em acompanhar você.".O escritor recusou ,"mas o livro continuou no mercado,só que agora,usado não pelos alunos do ENSINO MÉDIO,mas pelos alunos da UNIVERSIDADE."
Pouco tempo depois,estava o escritor em uma livraria,quando foi tocado em seu ombro por um professor dizendo: 'Sabe,aquele seu livro? Será que já pensou em simplificá-lo? É que os alunos de PÓS-GRADUAÇÃO estão achando-o muito difícil.'.
E AFFONSO ROMANO SANTANA conclui sua crônica com a seguinte moral filosófica:
"ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE."
E eu deduzo:Está faltando CULTURA porque está faltando LEITURA.