Tuesday, June 03, 2014

DIONISIO

Em pesquisa no Arquivo Público Mineiro encontrei anotações que remontam possivelmente a 1896. Transcrevo-as "ipsis litteris" ou seja, na grafia da época:

Districto de Dionisio


LIMITES: ---Confina com os districtos de Sant’Anna do Alfié , Vargem Alegre e S. Domingos do Prata e território do município de Caratinga.


CLIMA: ---Quente e secco no arraial, que é sadio, embora sujeito as manifestações palustres. A 18 kilometros, porém, do arraial, nas margens povoadas do Rio Doce, corre serio risco de apanhar a celebre maleita quem for alli caçar durante o verão.


POPULAÇÃO PRESUMIVEL: ---2:200 almas—Eleitores federaes qualificados: 170.


TOPOGRAPHIA: ---O arraial do Dionisio, sede de districto e do curaio, está edificado n’uma bella esplanada. A povoação começou em 1858: tem 3 ruas e 80 casas. Está em construcção a Igreja, collocada em logar mui conveniente e aprazivel. O arraial offerece espaço para grande desenvolvimento e é notavel pela hospitalidade de seus habitantes.
      Collossaes florestas e plantações existem em derredor do povoado. A agua, boa em geral no districto, é pesada e endigesta no arraial.
    Há alguns pequenos povoados, dos quaes os principaes, depois da sede, são: os Bastos com 280 habitantes, e as Areas, coom 180 habitantes.

CORTESIA : DROGARIA SÃO BENTO - R. JOSÉ RECREIO 78 - FRENTE AO DEPÓSITO ARTHUSO - SÃO DOMINGOS DO PRATA - MG