Monday, June 02, 2014

CAUSOS, CASOS & ACASOS

VARGEM LINDA

Em pesquisa no Arquivo Público Mineiro encontrei anotações que remontam possivelmente a 1896. Transcrevo-as "ipsis litteris" ou seja, na grafia da época:

Districto de S. Antonio da Vargem Alegre

LIMITES: ---Confina com os districtos de S. Domingos do Prata, Ilheos e Dionísio, deste município, e com os de Saude e Alvinopolis, do município deste nome.

ASPECTO PHYSICO: ---Em geral montanhoso 

CLIMA: ---Temperado, doce e agradável.
No arraial os dias de verão são formosissimos, a athmosphera, tepida e luminosa, deixa-nos uma agradável impressão: sente-se ali u certo bem-estar.

POPULAÇÃO PRESUMIVEL: ---2500 almas.
Eleitores federaes qualificados --- 155

TOPOGRAFIA: --- Merece o primeiro logar o arraial da Vargem Alegre, sede da freguezia e do districto, situado á margem esquerda do Prata, entre dous enormes morros.

    O aspecto da povoação é agradavel, vendo-se nos morros fronteiros animada vegetação em capoeira fina. As ruas são tres, espaçosas mais irregulares, com 155 casas e uma praça. As casas são em geral melhores do que as da cidade de S. Domingos do Prata. Ha duas Igrejas Quer no arraial, quer nas fazendas, a agua é abundante e excellente. Pelo seu aspecto physico, pelo seu clima doce e ameno, pela sua agua potavel --- esta localidade devera ter sido a sede do municipio. Não está sujeita á secas, nem á inundações; nunca houve alli tremor de terra e as geadas não são fortes, nem frequentes.
    Do districto têm emigrado muitos trabalhadores pela alta dos salarios nos cafezaes da matta e do Rio de Janeiro.
    Os gêneros de primeira necessidade são alli tão caros como na cidade, pela grande exportação feita pela estrada de ferro da Leopoldina, embarcando-se os generos na estação de Saude, a 38 kilometros de distancia do arraial.
    Depois do bonito arraial, a povoação mais notavel é a dos Teixeiras, no caminho da estação da Saude, com excellente clima, a 7 kilometros do arraial.
    Outro povoado que está tornando incremento é o de S. Rita onde ha uma esola de instrucção primaria.