Tuesday, June 03, 2014

SABER ESPERAR

        O bom da vida que a gente nunca pára de aprender. De quando em vez meus próprios filhos estão a ensinar-me algo.
        "Não sou bom em esperar". Sabemos que a paciência é uma virtude que nos ajuda a suportar incômodos e dificuldades, mantendo a crença e a perseverança, sem pressa, libertando-se de ansiedade.
        Ser paciente é igual a ser humanizado.
        A capacidade de poder aceitar aquilo que a vida nos oferece, sem menosprezar nada é um grande desafio, uma vez que somos extremamente controladores em tudo. Queremos que as coisas aconteçam como nós gostaríamos, e não como na realidade é possível.
        Refletir sobre o controle emocional diante dos conflitos poderá nos levar a ter mais calma para pensar melhor antes de agir, evitando ofender e ser ofendido.
        Aprender com erros é algo muito nobre. Nós, ocidentais, temos uma mente tão ambiciosa que nos impossibilita de termos momentos de relaxamento.
        Perguntas que devemos nos fazer:
        - Por que querer tudo para ontem?
        - Por que ter que resolver agora?
        - Será que o que viemos protelando deve ou não ser resolvido?
        Resolver uma coisa de cada vez é sábio, para que seja bem feita.
        Finalizando, ter paciência não é engolir sapos, deixar que os outros façam o que querem com a gente, é saber aceitar, compreender para melhor extrair o aprendizado , sem se tornar apático.

       Feitas as considerações acima, surpreendo-me a examinar o quanto mais tolerante e paciente eu poderia ter sido com o meu próximo, principalmente com meus pais.Mas aí, vem a realidade, não posso serrar serragem, nada  há mais a fazer, a vida não dá marcha-ré; consola-me contudo, a oportunidade em poder analisar os temas " paciência e tolerância ", na esperança de conseguir transmitir este pensamento para o meu próximo, demonstrando que estas virtudes são super importantes na vida;  ou melhor, especialmente no ocaso dela, que é a hora em que o ser humano mais precisa de compreensão