Tuesday, June 03, 2014

CASOS, CAUSOS & ACASOS

SANTANA DO ALFIÉ


Em pesquisa no Arquivo Público Mineiro encontrei anotações que remontam possivelmente a 1896. Transcrevo-as "ipsis litteris" ou seja, na grafia da época:

Districto de Sant’Anna do Alfié

Este districto limita-se com os de Antonio Dias-abaixo e S. Jose da Lagoa (municio de Itabira), com os de S. Sebastião do Dionisio e da cidade de S. Domingos do Prata, e com territórios do Caratinga e Ferros.
ORIGEM:---A origem da povoação do districto remonta ao anno de 1730, em que João dos Santos Leite e seu irmão Alexandre dos Santos Leite, homens temerarios e de alguma fortuna, entraram em numero de vinte a quarenta pessoas, como posseiros de terrenos devolutos. As posses de Alexandre tiveram o nome de Piedade.
Estes dois irmãos se occupavam de mineração: alli se demoraram cerca de 10 ou 12 annos, mas receiosos das aggressões dois índios, venderam suas propriedades a Francisco Rodrigues Rocha e a José Antonio Magdalena, tendo João dos Santos Leite, que fundara a sua casa a capelinha de Sant’Anna, constituido patrimonio a esta Santa em largos tractos de terreno, que, com a capella reservara da venda. Rocha levantou á sua custa e no mesmo logar da capella, quando arruinada, uma Igreja, que é hoje a matriz do arraial.

ASPECTO PHYSICO:---Em geral montanhoso.

CLIMA:---Frio e secco, mas saudável no arraial; quente nas approximações do Rio Doce.

POPULAÇÃO:---E de 6.000 habitantes; sendo de 271 o numero de eleitores federaes qualificados.

RIQUEZAS NATURAES:---Este districto, o maior do município, é muito rico; suas terras são de afamada uberdade; seus habitantes intelligentes e hospitaleiros.

TOPOGRAPHIA:---O arraial de Sant’Anna do Alfie fica situado entre dois morros, triste e sombrio, ao passo que a distancia de 12 kilometros, nas terras denominadas , os dias são claros e agradavel o apecto das pequenas planicies. Tem 4 ruas, uma praça, uma Igreja Matriz, e em construção a capella do Rosario e do Cruzeiro.
Os povoados mais importantes são:---O Gramma e a Babylonia. 

CORTESIA : DROGARIA SÃO BENTO - R. JOSÉ RECREIO 78 - FRENTE AO DEPÓSITO ARTHUSO - SÃO DOMINGOS DO PRATA – MG