Tuesday, June 10, 2014

PAI NOSSO



Pai Nosso que estás no céu, na terra, no fogo, na água e no ar.

Pai Nosso que estás nas flores, no canto dos pássaros, no coração a pulsar, que estás na compaixão, na caridade, na paciência e no gesto de perdão.

Pai Nosso que estás em mim, que estás naquele que eu amo, naquele que me fere, naquele que busca a verdade.

Pai Nosso que estás naquele que caminha comigo e naquele que já partiu deixando minha alma ferida pela saudade. Santificado seja o Teu Nome por tudo que é belo, bom, justo e gracioso, por toda harmonia da criação. Seja santificado por minha vida, pelas oportunidades tantas, por aquilo que sou, tenho e sinto, e por me conduzir à perfeição, venha a nós o Teu reino de paz e justiça, fé e caridade, luz e amor, reino que sou convocado a construir através da mansidão de espírito, reflexo da grandeza interior. Seja feita a tua vontade, ainda que minhas rogativas prezem mais o meu orgulho do que minhas reais necessidades, ainda que muitas vezes eu não compreenda mais do que o silêncio em resposta às minhas preces, não te ouvindo assim dizer: 

“Filho, aguarda, tua é toda a eternidade!”

O Pão Nosso de cada dia me dai hoje e que eu possa dividí-lo com meu irmão, pois as condições materiais que ora tenho de nada servem se não me lembro de quem vive na aflição. Pão do corpo, pão da alma, pão que é vida, verdade e luz, pão que vem trazer alento e alegria é o Evangelho de Jesus. Perdoa as minhas ofensas, os meus erros, as minhas faltas, perdoa quando se torna frio o meu coração, quando permito que o mal se exteriorize na forma de agressão. Que mais do que falar, eu saiba ouvir; que ao invés de julgar eu busque acolher, que não cultivando a violência; eu semeie a paz, que dizendo não às exigências em demasia; eu possa a todos agradecer. Perdoa-me, assim como eu perdôo a todos que me ofenderem, mesmo quando o meu coração esteja ferido pelas amarguras e dissabores da ingratidão, possa eu, Senhor da Vida, lembrar de que nenhuma mágoa é eterna, e de que o único caminho que me torna sublime é a humilde estrada da reconciliação. Não me deixes cair nas tentações dos erros, vícios e egoísmo que me tornam escravo de minha malevolência; antes que tua luz esteja sobre mim iluminando-me, para que eu te encontre dentro de minh’alma como parte que és de minha essência, livra-me de todo mal, de toda violência, de todo infortúnio, de toda enfermidade, livra-me de toda dor, de toda mágoa e de toda desilusão; mas ainda assim, quando tais dificuldades se fizerem necessárias, que eu tenha força e coragem de dizer: 

Obrigado Pai por mais esta missão!