Thursday, June 05, 2014

CASOS, CAUSOS & ACASOS

 MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS DO PRATA


Em pesquisa no Arquivo Público Mineiro encontrei anotações que remontam possivelmente a 1896. Transcrevo-as "ipsis litteris" ou seja, na grafia da época:
 
 LIMITES:---Este districto confina com os de Sant’Anna do Alfié,  do S. Sacramento, do Dionisio, Santo Antonio da Vargem Alegre e Ilheus--- deste município; com o de S. José da Lagoa e Antonio Dias abaixo, pertencentes ao de Itabira, e com o de S. Miguel do Piracicaba, pertencente ao de Santa Barbara. 
ASPECTO PHYSICO:---Em geral montanhoso.
CURIOSIDADES NATURAES:---A 9 kilometros da cidade no logar denominado morro da Sella (pela simelhança das duas enormes pedreiras que o formam---com uma sella antiga) existem grandes cavernas, formando salões, que nunca foram examinadas.
CLIMA:---Quente e secco, mais sujeito ás manifestações palustres.
POPULAÇÃO PRESUMIVEL:---6.000 almas.
Numero de eleitores federaes, 377; estaduaes, 460.
TOPOGRAPHIA:---A cidade de S. Domingos do Prata, quasitoda á margem esquerda do rio Prata, com 13 ruas e uma praça no centro da cidade, e 251 casas. Tem duas Igrejas; a matriz cujo adro é ricamente arborisado, e deve ter custado perto de cincoenta contos de réis, e a de N. S. do Rosario, ainda não de todo acabada, pequena, sobre um morro, dominando a cidade. Na rua 24 de fevereiro está em construção o hospital de caridade. A casa da camara é regular, e nesse edifício vai ser construído o fórum.
Sobre a origem da cidade conta-se que há cerca de 120 anos, Domingues Marques, explorando as terras deste districto então em mattas virgens, perdera-se e fizera a S. Domingos a promessa de edificar-lhe uma capella, se podesse orientar-se; promessa que cumpriu, edificando no logar em que hoje é a matriz uma capellinha sob a inovaçãode S. Domingos, com licença do Rm. João Gomes, a quem pertenciam então as terras desta localidade. Ha urgente necessidade de um cemiterio publico, pois os enterramentos se fazem no adro da Igreja do Rosario; e também de canalisação d’agua potável, sendo em geral de má qualidade a agua da cidade.
Quando o vereador, o dr. Caetano Marinho esforçou-se por conseguir o abastecimento d’agua, calçamento, nivelamento e iluminação da cidade; infelismente, porem, tão uteis ideias, consignadas em projectos de lei municipal, não passaram alem dois estudos, feitos pelos engenheiros Ernesto Betim Paes Leme e Francisco Monlevade.
Ha muitos povoados, como: a Conceição, a Esperança, Barro Preto, Zé Pereira, Barbosa, Coelhos, Carneirinhos, Poço d’Anta.