Monday, June 02, 2014

CASOS, CAUSOS & ACASOS

DISTRITO DE ILHÉUS DO PRATA

Em pesquisa no Arquivo Público Mineiro encontrei anotações que remontam possivelmente a 1896. Transcrevo-as "ipsis litteris" ou seja, na grafia da época:

Districto de Ilhéus do Prata

O districto de Ilheos creado por decreto do Governo Provisorio, em Janeiro de 1891, está situado entre a alterosa serra de Mombaça e o magestoso Rio Doce.

LIMITES: ---Limita-se ao N. com o districto do Sacramento, a O. com o de S. Antonio da Vargem Alegre, ao S. com o de S. Sebastião do Rio do Peixe (município de Alvinopolis); a E. e S. E., pelo Rio Doce, com o districto da Conceição do Casca (antigamente Bicudos), pertencente ao municipio de Ponte Nova. ---Neste districto é situado, na serra do Mombaça, o pico de Barro-Preto.

ASPECTO PHYSICO:---Montanhoso.

CLIMA:---Quente e seco. No verão ha casos de hepatite, devidos ao grande calor, curaveis pelo tratamento commum.

POPULAÇÃO:---E de 1:480 almas, estando porem a corrente de immigração nacional se desenvolvendo satisfactoriamente. ---E de 126 o numero de eleitores federaes qualificados.

RIQUEZAS NATURAES:---Si pelo clima o districto da Vargem Alegre é o primeiro do municipio, pelas riquezas naturaes, consistentes sobretudo em gigantescas florestas de preciosissimas madeiras, em immensidade de fibras vegetaes proprias ao desenvolvimento de muitas industrias, em uma fauna invejavel, na prodigiosa uberdade de suas terras, excellentemente o primeiro lugar. ---Mas quasi tudo esta ainda por fazer: o patrimonio do districto, constante somente de terras, espera ainda o operar para construir a lereja de N. S. da Purificação, a padroeira á cuja benefica protecção se acolhem os novos habitantes; necessidade esta de primeira ordem, primeiro attestado, na phrase de eminente escriptor, do amor á ordem do colono que pretende prosperar.