Friday, August 31, 2012

A LITURGIA DOS CARGOS

    Existem certas funções e atividades na vida que devem ser exercidas por vocação. Nelas se enquadram o Sacerdote, o Pastor, o Delegado de Polícia, o Juiz de Direito, o Juiz de Paz, o Prefeito, o Governador, o Presidente do país, os Parlamentares e algumas outras das quais sempre se espera a maturidade e o equilíbrio .

Na verdade o título nos faz questionar o que está acontecendo com a sociedade que “joga os seus policiais aos leões”, valorizando os criminosos e pedindo punição àqueles que estão justamente cumprindo a lei e defendendo os inocentes da criminalidade.

    No exercício destas missões há que se preservar as virtudes e servir como modelo de cidadania. Algumas atividades interagem diretamente com o ser humano, sendo  necessário o exercício da capacidade de ouvir e de lidar com o sentimento alheio.


    Sabendo-se que são funções das quais se espera bons exemplos e que servem como "referência" para o comportamento social, carregam consigo a grande responsabilidade da liturgia e da representatividade da função.


 Hoje as redes sociais tem sido usadas de forma abusiva, o que de certa forma expõe o caráter de seus usuários, e, posso estar enganado mas as pessoas em sua maioria tem comportamento conservador e prezam o uso do bom vocabulário, sem exagero de palavrões.

    O respeito a alguém delineia-se primeiro pela educação, pela posição do outro e pela idade. Não concordo com xingamentos ofensivos feitos a Prefeitos, Governadores e Presidente da República. Se desejamos um país democrático não se deve confundir adversários com inimigos e nem fazer uso da deselegância. Perde-se a razão quando o anonimato é usado para ofensas, escárnio ou humilhações, através de palavrões.


     Ser defensor da ética, da lisura, da educação é obrigação de todo cidadão, por isso não faço idolatria de seres humanos, porque onde estiver o homem estará a possibilidade de equivoco. Então, não tenho compromisso com nenhum partido político ou com nenhum líder político, tenho sim com o que cabe em minha consciência, em meu caráter, em minha formação e portanto; confesso-me avesso a ideias excessivamente progressistas que consideram tudo normal, que tudo pode, que não tem conteúdo disciplinar, hierárquico, bem como acho que todo erro deve ter a sua punição de conformidade com a lesão sofrida pelo outro e pela sociedade.



     Político deve ser educado e elegante  pois tem procuração para  representar uma comunidade. Vamos refletir, oposição se faz  no campo das ideias, de novas propostas e pelo bom exemplo.


    Quem fala pouco erra menos, por isso precisamos pensar muito para falar, quem fala pouco,  tende a errar menos, expressamos nossos pensamentos  pelas atitudes e comportamento quando não se está sob vigilância, uma vez que quem que se colocou a serviço do seu povo, deve  entender que é dono do que pensa, mas escravo do que fala.

      No contexto político-administrativo outros aspectos fazem parte desta liturgia, como tomar medidas necessárias e até impopulares se preciso for, pois o trato com a coisa pública é algo muito sério

    Necessário ser gestor eficiente, não apenas político, compreender que administrar é saber como gastar, daí a importância da honestidade e da competência.


    Ser do bem
, livre de  demagogia e não deixar-se envolver em corrupção de natureza alguma.

    Uma comunidade  É MUITO MAIOR DO QUE A VAIDADE DE SEUS POLÍTICOS.