Thursday, August 23, 2012

OPINIÃO DE UMA JORNAL DE ITABIRA, EM 1890, SOBRE A EMANCIPAÇÃO DE SÃO DOMINGOS DO PRATA.

ARTIGO PUBLICADO NO SEMANÁRIO “O TEMPO”, DA CIDADE DE ITABIRA, DEPOIS PRESIDENTE VARGAS E NOVAMENTE ITABIRA, EM 09 DE MARÇO DE 1890, PRECISAMENTE SEIS MESES ANTES DA EXPEDIÇÃO DO DECRERTO Nº 90, DE 09 DE SETEMBRO DO MESMO ANO, CRIANDO O FORO CIVIL DE SÃO DOMINGOS DO PRATA.

ARTIGO RETRANSCRITO PELO JORNAL ‘A VOZ DO PRATA’ , EDIÇÃO DE 16 DE JULHO DE 1944.

“Soubemos que a opulenta, populosa e florescente freguezia de São Domingos do Prata pretende os foros de Cidade e a constituição de um município do qual seja a sede.
São louváveis e dignos de atenção os desejos dos habitantes da mesma freguezia, rica pelo seu comercio, rica pela sua agricultura, e rica pela sua população laboriosa, inteligente e honrada.
Sympatico a essa pretensão que deseja ver coroada de bom êxito, “O TEMPO” pede permissão para aventurar algumas considerações à respeito.
Pertencente ao antigo, tradicional e prospero município de Santa Barbara, que se compõe de 10 freguezias, das quais a maior parte cheias de animação e de elementos de progresso, a freguezia do Prata pode se emancipar da tutela de Santa Barbara e compor um município futuroso se lhe forem agregadas as freguezias de S. Miguel do Piracicaba e Vargem Alegre, desmembrada esta do município de Mariana que é enorme.
Compor-se-há o novo município, sem que fiquem extenuados os que devem lhe emprestar sangue e seiva.
S. Miguel demora á oito léguas de distancia do Prata e Vargem Alegre cinco, sendo excellentes as estradas que comunicam estes pontos e estreitas as relações de comercio entre os mesmos.
Acresce que o Prata se liga a Vargem Alegre e com esta à Saúde, ponto terminal da linha férrea da Leopoldina, que vem despertando, com o sibilo das locomotivas as Industrias em todas as suas variadas manifestações.
Se o fato de receber de prompto o novo município os elementos de vida e progresso, que sabem desenvolver e animar as linhas de ferro, é bastante para que o Governo do Estado consagre a aspiração dos dignos habitantes do Prata.
Constituir, porem, o projectado município com uma só freguezia, que seja retirada do município de Itabira, é praticar uma verdadeira violência, consumar uma grande injustiça, reduzindo-se á perfeito cadáver o já tão despauperado município.
Todos sabem que, segundo os dados fornecidos pelo arrolamento da população, o município de Santa Barbara attestava um excesso de população sobre o de Itabira.
Todos sabem que, mesmo assim, formou se o prospero município de Sant’Anna de Ferros com as joias de Itabira: -as freguezias de Ferros, Sete Cachoeiras e Joanezia – a sua melhor parte pela população, pela riqueza. Como, pois, se pretender tirar ao mesmo as freguezias de Lagôa, Alfié e Dionizio? A que fica reduzido?
É impossível que as freguezias da cidade, Carmo, S. Miguel e Antonio Dias, as treis ultimas pobres e de população escassa, possão firmar a estabilidade do município e garantir independente e honesta posição embora modesta aos empregados e funcionários de justiça, que vêem os seus officios divididos, sem garantia dos direitos adquiridos que lhes foi assegurado pelos poderes supremos da Republica.
Não acreditamos que tal atentado se realize e muito menos que o golpe seja desfechado sobre a Itabira com o apoio e influencia do distincto e nobre cavalheiro o honrado Coronel João Gualberto Martins da Costa que se acha vinculado neste torrão pelos mais sagrados laços de sangue e amizade, laços em que o tracto do tempo e cultivo das relações, dia em dia, vão estreitando”.

(Transcrição literal com a ortografia e vocabulário originais).