Monday, July 29, 2013

DEMOCRACIA DE FACHADA

Uma visão geral do Brasil de hoje, conduz-nos a classificá-lo como uma ditadura de impostos. Impostos altos com serviços públicos de péssima qualidade. O gerenciamento econômico é autoritário com muito cuidado na coleta de impostos e nenhum com os gastos. Um País que possui uma carga tributária que chega a 37% é uma democracia restrita e limitada, precisa ser realmente refundado.

As empresas estão intoxicadas com impostos a pagar, tributos pesados, complexos, com uma burocracia massacrante. A saúde pública e a educação sempre deixando a desejar, quase nada em termos de pesquisas científicas e uma polícia carente de aparelhamento para  investigar os crimes ocorridos. As obras programadas não ultrapassam a 25% de sua execução. E mais, nossos representantes são ruins, tem uma ética própria, que não é a ética da sociedade; e estão sempre dando as costas para o povo.

Democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo; mas ao final o nosso voto não tem eficácia.

No meio político existe uma verdadeira dinastia de pais para filhos, e depois para netos ( Capitanias Hereditárias).

O recado que está vindo das manifestações é o de que nosso sistema político precisa ser repensado.

Para piorar, o Brasil é o único País do mundo em que é possível impostos sobre impostos (em cascata), assim como também é o único em que "contribuição" (contribuir) vira "imposto" (impor); e mais o que é "provisório" vira "compulsório" (obrigatório).

Um claro exemplo é o FGTS ( FUNDO DE GARANTIA) que é 100% uma receita dos trabalhadores, e tornou-se parcialmente um imposto com 10% sobre a dispensa do empregado, em favor do governo, para cobrir furos de planos econômicos mal geridos anteriormente; uma ilegalidade total. Isto é uma situação recorrente como um rio caudaloso rompendo barreiras.

Não vamos mais eleger gente para criar impostos e gastar mal (corrupção, ineficiência dos serviços, funcionários desqualificados e uma burocracia irracional).

A insatisfação é difusa e geral.

Os nossos governantes demonstram desconhecer o significado das palavras gestão e planejamento, pois "palpites" é bem diferente de "métodos".

Por fim, está na hora da sociedade vigiar a arrecadação e o emprego do dinheiro público, estamos ficando impacientes com a estupidez coletiva que nos governa, pois o Estado foi feudalizado  pelos políticos sem nenhuma transparência. Esta extorsão é antiga, nada é novidade há muito tempo, é preciso pois, tematizar ( discutir) para criar um apelo popular, numa linguagem bem clara.

É preciso redescobrir um " Brasil Novo", cujo povo seja realmente capaz de se indignar, elaborando-se uma economia de transformação social, de motivação e do empreendedorismo; enfim, com uma agenda nova, já que os atuais partidos não nos dão respostas eficientes, a não ser a eterna mesmice. 

OBS: São observações coletadas de economistas e cientistas políticos de nosso Pais, que poderão influir fortemente nas eleições de 2014 e em 2016, uma vez que as pessoas estão obtendo informações que indicam a importância da " economia de informação ", da " capacidade de gerir ", da necessidade de
excluir a " corrupção " do cenário político.