Wednesday, July 31, 2013

MANTENDO A CALMA



  Normalmente, faz parte do ser humano com raras exceções, quando encontramos algum problema ou algum obstáculo em nossa vida, perdemos a calma e ficamos preocupados e ansiosos para tentar resolver o problema.
A ansiedade toma conta do nosso ser e queremos resolver tudo da maneira mais rápida possível e, consequentemente, com essa pressa, acabamos tomando decisões que nem sempre é a certa e o problema pode crescer ainda mais.
Mesmo quando a solução parece-nos impossível e não a enxergamos, é muito importante mantermos os pés no chão, termos paciência, refletir com calma para vencermos os obstáculos e assim solucionarmos os problemas.
Não nos leva a nada, o desespero e a falta de autocontrole, ou melhor, nos leva sim; Leva-nos a uma situação ainda pior que pode nos influenciar até fisicamente, pois o desespero aliado a ansiedade nos leva a preocupações maiores ainda que o próprio problema e, com isso, nosso corpo também sente. Dores, cansaço, insônia, irritação, mau humor, entre outros podem ser causadas por esse sentimento e, assim, acabamos tomando decisões precipitadas que nos prejudicam ainda mais, nos levando, inclusive a uma depressão.
Claro que diante de um problema ou de algum obstáculo, manter a calma nem sempre é possível, no entanto, se não mantivermos o controle as atitudes tomadas nestes momentos, com certeza irão trazer arrependimentos ainda maiores em um futuro próximo, ou seja, não resolveremos a situação e ainda criaremos outra, que nos leva a outra e assim sucessivamente.
Portanto, mesmo nas dificuldades, vamos tentar manter a calma, pensar melhor, refletir, procurar encontrar caminhos alternativos, buscar ajuda e conselhos com outras pessoas. Parar, respirar, não ter pressa. Ver todas as possibilidades e o que elas poderão acarretar. Só assim, será possível manter o equilíbrio e vencer os obstáculos.