Wednesday, July 31, 2013

CASOS, CAUSOS & ACASOS

HUGOZADOR - Hugo Cézar Pereira Bernardino

Hugo, uma pessoa com quem minha vida encontrou-se várias vezes. Primeiro, para quem adora futebol, um cracaço de bola. Tenho em minha mente de menino um gol que nem ele deva lembrar, contra o Metalúrgico de J Monlevade, pelo Pratiano, no Lava - Pés, apesar de eu ser torcedor do Nacional.  Era meu ídolo, como a garotada de hoje admira o  Neymar. Um grande contador de piadas, casos  e com imensa capacidade criativa para escrever. A coluna dele no Jornal Raio-X era HUGOZADOR

Uma pessoa inteligentíssima, uma presença de espírito iluminada. Quando saiu do Prata, eu o substituí na Oficina dos Irmãos Souza Gomes. Começou a estudar, isto foi ótimo. Naquela época, seria jogador profissional, como o meu tio Jarbas também. Quando falo disso, lembro-me que eu ficava lá no campo e se a bola caísse no Rio Lava-Pés, entrava na água para buscá-la, quer seja em jogo ou treino. Hugo e Tio Jarbas não me davam trabalho; a categoria, a técnica e o toque sutil não permitia que eles chutassem bolas ao rio. Depois conheci a casa dele em BH, quando seu pai já estava doente, salvo engano, perto ou na Av. Silviano |Brandão. Era capaz de indignar-se com a covardia e com o autoritarismo.

Perdi contato com ele, ora me diziam que era da Minascaixa, ora da Cemig. Agora o reencontro no facebook, uma família linda, o filho parecidíssimo com Ele quando jovem. Liberto de vícios, como ele mesmo escreve, tive uma felicidade imensa, porque sabia da sua inteligência e isso levou-me a acreditar que quem luta, vence. Deus seja louvado ! . . .