Wednesday, December 03, 2014

TAMBÉM É LÍCITO SONHAR



Se o homem não sonhar não vive, porque sonhar é desintoxicar o espírito. No mesmo grau de relação em que se encontra o sono para com o corpo está o sonho em relação à alma.

Não penses, todavia, jovem, que te falo do sonhar dormindo, mas do sonho imaginação da alma, do sonho expansão do espírito, do sonho estruturador de idéias.

A fantasia não deixa de ser um repouso para o espírito fatigado por um trabalho duro e imutável. Para o homem a imutabilidade é dor e o contraste é alegria.

Não deixa de ser um alívio para um coração torturado construir com afeto a imagem de seu amor.

Para uma vontade que tem ânsias de grandeza, mas que se sente cativa pelo inelutável das circunstâncias, por certo que o sonho é derivativo poderoso deste acúmulo de energias.

Mas o sonho não é só descanso, o sonho é também ação. Não deixa de ser uma libertação do espírito pela criação de novos mundos, quando sacode o jugo das idéias estáticas, rotineiras, enfrentando, de peito aberto, os nevoeiros indecisos, as calmas estagnadas, o frio que não tem vida...

Se a liberdade do coração é amar, a liberdade de inteligência é sonhar.

Entretanto, jovem, se o sonho é o repouso para o espírito, é libertar a alma, o sonho é, antes de tudo, o criador de novos mundos.

Quando o homem sonha se desliga do real, do visto, do concreto, tentando descobrir semelhanças ocultas no interior de tudo, pela assimilação de novas e possíveis harmonias. Entretanto, jovem, é preciso saber sonhar dormir demais, a toda hora, e de todos modos, é perigoso demais para a saúde. Assim, também, viver sonhando nunca foi ideal para uma alma, que aspira ser uma afirmação na vida. Que sonhes, mas que teu sonho seja um prenúncio de grandes realizações. Não é sendo caçador de quimeras e vivendo enamorando as nuvens que se consegue realizar as grandes aspirações da humanidade.

O que é mais ridículo é que o sonhador inveterado cria mais fantásticas fantasias procurando vivê-las, a todo custo, como se fossem realidades palpáveis. Coloca-se em circunstâncias críticas e depois está a quebrar a cabeça para desvencilhar-se delas. Lembra-te da fábula da leitora que sonhando, com um cântaro de leite na cabeça, vendeu o leite, comprou ovos, criou galinhas, comprou um porco, adquiriu uma vaca, tornou-se fazendeira, e... no mais belo do sonho tropeçou e quebrando o cântaro entornou o leite. A fantasia efetiva do coração, quer esteja apaixonado quer desiludido, que não encontra a plena realização do seu objetivo, procura uma compensação na satisfação, mesmo momentânea, de seus desejos, sonhando que não somente ama, mas também é sumamente amado.

Pois bem, jovem, aprende desde já a discernir com toda prudência os sonhos loucos, passivos dos desesperados, dos sonhos vida, vigor, que realiza.