Friday, October 04, 2013

LIBERDADE

Várias são as definições e as correntes de pensamentos. Age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas que precedem à escolha, então ser livre significa agir de acordo com sua natureza; embora seja muito importante frisar que a idéia de liberdade está associada à noção de responsabilidade, pois o ato de ser livre implica em assumir o conjunto dos nossos atos e saber responder por eles.

Outros pensadores afirmam que a ação humana não é absolutamente livre, pois o homem não escolhe o que deseja, o que quer; logo, não é livre.

Para Sartre, o homem é nada antes de definir-se como algo, e é absolutamente livre para definir-se, engajar-se, encerrar-se, esgotar a si mesmo; ou seja, em sua tese a liberdade é absoluta ou não existe.

Então, podemos até exercitar o pensamento de que a liberdade é uma prerrogativa natural do ser humano, já que nasce livre, até que se dê conta do momento em que sua consciência o faz experimentar a necessidade de exercê-la.

Há que se comentar que existem pessoas que entendem a liberdade como "a revolta do indivíduo contra todo tipo de autoridade, divina, coletiva ou individual". Outros há que dizem ser ilusória a liberdade de escolha, pois a opção é sempre pré-determinada; ou isto, ou aquilo.

Conclusão: chegamos ao final sem conseguir uma resposta para a indagação: "Existe liberdade ou vontade ?"