Wednesday, November 19, 2014

O PRATA CONTINUA SENDO RESPONSABILIDADE NOSSA

Os cento e vinte e oito  anos de nossa existência como Município podem nos ter oferecido uma experiência e uma maturidade que irão nos permitir algumas observações:

I - Sabemos que devemos ser uma comunidade unida, buscando uma melhor qualidade de vida e uma convivência mais amena entre os pratianos.

II - É preciso que tenhamos uma visão mais doméstica de nossos problemas internos. Cuidarmos mais de nossa cozinha ao invés de nos preocuparmos com a sala de visitas dos vizinhos.

III - Necessário se faz a compreensão de que a Cidade é nossa, e que devemos nos organizar em Ação Voluntária e com isto mudar o nosso comportamento na sociedade e melhorar a fisionomia estética de nossa Cidade.

IV - Não é incomum alguém classificar nossa Terra como uma Cidade de aposentados, até com certa ironia. Vejo isto como algo positivo, por várias razões, a saber:

- Aposentados são pessoas de boa índole. Têm sua própria renda. Alimentam o comércio e recebem visitas de seus familiares. Aliás, entendemos que até deveríamos incentivar a construção de casas em área doada pelo Município, para aposentados com renda de até três salários mínimos, podendo o Município oferecer sugestões de plantas elaboradas por arquiteto, buscando praticidade e economia.

V - No tocante ao trânsito, necessário se faz um reestudo do mesmo. Estacionamento separado para motos, faixas de pedestres em determinados lugares, demonstrando que a legislação é clara quanto ao respeito à preferência dos pedestres.

VI - Sonhar o possível é o segredo. Incentivar as pequenas firmas criando um mini-distrito industrial em área pública, estabelecendo em lei o número mínimo de empregos que a firma deve oferecer e seu tempo de funcionamento para que possa a mesma receber escritura definitiva da área disponibilizada.

VII - Espaços Públicos - Há vários locais que podem receber pequenas praças e pistas de caminhada para utilização segura dos adeptos da saúde física e mental.

VIII - Sabe-se que a construção e manutenção dos passeios é obrigação do proprietário; mas a necessidade em tê-los é tão importante para os idosos, senhoras e crianças que sugerimos uma parceria do poder público com o proprietário para construí-los, sobretudo em ruas íngremes e de maior movimento.

IX - Incentivar o morador a cuidar da frente de sua casa, de sua rua, e até da praça pública que porventura existir no bairro.

X - Repensar o nosso sistema de coleta de lixo, bem como das lixeiras tão propícias aos ataques dos cães de rua.

XI - Pedir aos proprietários de lotes que mantenham-nos  limpos e cercados com tela ( arame farpado é proibido por lei).

XII - Fazer uma campanha para que os proprietários de imóveis mantenham-nos devidamente limpos e pintados; pois isto muda a aparência da Cidade, tornando-a mais agradável de nela residir.


CONCLUSÃO

A crítica contumaz sem o oferecimento de sugestões é tão ineficaz como o político que não ouve o seu povo.

O Brasil tem mais de cinco mil Municípios e Minas Gerais tem oitocentos e cinquenta e três, e cada vez mais a renda concentra-se nas mãos do Governo Federal, razão pela qual temos que buscar nossas próprias soluções; porque a única coisa que vem de graça é a chuva que cai do céu, e mesmo assim tornou-se rara.

Vamos agir mais e criticar menos!