Thursday, November 27, 2014

RENOVAÇÃO DO CARÁTER



1) Diz Paul Brunton em seu magnífico livro “Idéias em Perspectiva”: “Muitas vezes pessoas discutem o misticismo ou brincam com o psiquismo, enquanto ambos lhes prometem poderes maravilhosos que a maioria não possui, ou experiências maravilhosas que a maioria não tem. Mas quando essas pessoas chegam à filosofia e descobrem que ela exige delas uma renovação total do caráter são tomadas de medo e recuam”.

2) É este um texto bem atual porque o que mais polui e infelicita o mundo, interno e externo, é a falta de caráter. E estamos na hora em que as energias planetárias e as das massas exigem clareza profunda de palavras, intenções e atos. Ou seja, caráter limpo, para que a consciência e a mente tornem-se serenas e encontrem saídas e respostas corretas para nos livrarmos do caos em que o mundo mergulhou.

3) A mudança do ciclo passado de acomodação, tradições primárias e evolução limitada, está dando lugar a um ciclo novo exigente e acelerado nas transformações, sobretudo morais éticas mentais e de caráter. Já sabemos que devemos ser antes de ter. A violência, a miséria e transtornos planetários são o resultado de falta de luz no caráter e no coração.

4) Não basta alguém dizer que crê em Deus e seguir rituais de uma religião. É hora de irradiar luz, justiça e paz que são as leis críticas dissolvendo as poluições e escuridões, o fanatismo e o desamor ao próximo.
Não há mais tempo para se empurrar para debaixo do tapete procedimentos e danos pessoais, sociais e coletivos, porque as virtudes estarão sempre batendo à nossa porta e procurando retificar os caminhos.

5) O olho de Deus tudo vê, e pelo amor ou pela dor, obriga a humanidade a tomar uma posição de filhos humanos e divinos. A evolução nos conduz à separação do joio do trigo, do bem e do mal. Jesus não nos deu palavra e exemplos para ficarem guardados em belos livros encadernados, mas para serem o suporte da construção superior do caráter e da harmonia do mundo.

6) O homem é, e sempre foi, aquilo que vibra em seu coração e manifesta-se no exterior, para a elevação da raça inteira. A casa do Pai está a todos destinada e é por tão pouco buscada com energia e amor. A maioria prefere apegar-se ao dinheiro, à fama, a luxúria, aos vícios e ganâncias.
Sem uma consciência pacifica pelo caráter limpo e um silêncio diário para contato com Cristo interno, no templo do coração, dificilmente chegaremos à manifestação do reino que nos foi preparado.