Friday, September 14, 2012

CASOS & CAUSOS

Reminiscências

    Perambulo pelo passado, não lamento, até agradeço a Deus. Só deveria ter aproveitado mais um pouco. Em minha adolescência ouvi de Gelinho de Geraldo Rosa: "Você tá assumindo responsabilidades cedo demais!" Naquela época  tinha   convivência com pessoas um pouco acima da minha idade. Foi um enriquecimento que Deus colocou em meu caminho. Tomei coca-cola com Rosinha de Da. Rute na Camponeza, Rua Goiás naquele  BH, ainda  romântico, e com ela subia a Rua Rio de Janeiro a pé, até ao Estadual Central no Santo Antônio. Conversei muito com a Leila de Da. Célia, fui com Dora Duarte, Gelinho, Jairo Perdigão, João Batista Lima e Eduardo de Nívio Rolla para Santa Cruz no Espírito Santo. Conheci o mar. Levei oito cruzeiros e uma penca de bananas na mala. Escrevi poesia no Trem Vitória-Minas.

    Tive a graça de conviver com a geração do Jornal e do Salão Raio-X, Edvard Carvalho, Sandro, Nilton Sô Dodô, Suely e Solange, Eduardo Marques irmão de Celso Adolfo. Até escrevi no Raio-X o meu primeiro artigo: "Diálogo Quebra Barreiras". Mesclando o que meus pais me transmitiram com o que aprendi com eles, fui me tornando um conciliador.

    Aprendi Geografia com Conceição Santiago e não consegui o mesmo com a Geometria apesar dos esforços do Professor Egydio Zanetti. Tivemos Dr. Sérgio Santiago e Dr. Joaquim Gomes Lima como nossos professores; vejam bem, esses pratianos depois foram desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

    O Prata pela luta de Zinho Drumond, Sô Benjamim, Dr. Matheus, Nonô Lelé, Professoras como Auxiliadora Perdigão, Da. Celina Santiago, Da. Alice Mendes, Da. Celina de Castro, Da. Gessy Perdigão, Da. Guiomar, Da.  Nenem Rolla, Da. Nilza Rolla, Dr. Guido Motta, Cicio de Dr. Matheus, Sô Inhô Gomes, Sô Gico, Nonô Juca Martins, Sô Geraldo Santiago  e Padre Antônio ofereceu-nos uma vida cheia de bons exemplos, de honestidade e de amor para com esta Terra.

    É preciso pois que se registre que as dificuldades eram muitas e que pessoas trabalharam para hoje termos uma Cidade em desenvolvimento, uma comunidade pacífica, que pratica a religiosidade e que não se enquadra em futilidades, polêmicas inúteis e recusa-se a alimentar a fornalha da beligerância, porque somente a ausência de discernimento pode competir com a pobreza de espírito.

    Bom exemplo é tudo!