Thursday, October 02, 2014

A FELICIDADE



Existe uma relação entre riqueza e felicidade? Como medir o benefício da riqueza? Há controvérsias. Alguns dizem que felicidade “É acordar feliz sem saber por quê?”.
Para outros, é o prosperar contínuo do desejo. Estar feliz é um sentimento de bem-estar que toma conta do indivíduo em momentos diversos e isolados; como fazer uma viagem, ganhar um presente ou receber um elogio. Ser feliz é uma avaliação que o indivíduo faz de sua vida e trajetória pessoal, baseado em um projeto ou plano de vida. É o próprio grau de satisfação que a pessoa tem da vida que leva. A vida é feita de escolhas, com estrutura, estratégia e plano. Quanto à relação dinheiro-felicidade não se conhece estudo que garanta a certeza da felicidade, isto porque o dinheiro é causador de euforia, que não se traduz obrigatoriamente em sensação equilibrada de bem-estar.
Parece que hoje, já numa era de pós-indução ao consumismo, muitos defendem como caminhos para a felicidade a linha de simplicidade, o viver o prazer (de fato) do momento, o compartilhar com os outros convertendo-se em bem-estar.
Certo e indubitável todavia é a idéia de buscar a melhor forma de vida, adaptando-se às suas limitações pessoais, sem agarrar-se às comparações frustrantes e improdutivas de insatisfação eterna.

 Interpretação : Ailton Petrônio de Castro