Friday, October 03, 2014

CIDADANIA



    O tema tem sido motivo de apreciação no mundo educacional e familiar. Cidadania se exercita participando social e efetivamente da vida e servindo de modelo para aquele que está ou estará ao seu lado em alguns ou muitos momentos da vida.
   O direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, à propriedade, bem como os direitos à saúde, ao trabalho, à moradia, à paz, ao meio ambiente saudável e ecologicamente equilibrado e do uso dos bens de domínio público são garantias contidas na Constituição Federal do Brasil.
    Assim, quem constrói a Cidadania é o próprio cidadão.
    Algumas normas de comportamento devem ser observadas, vamos refletir sobre algumas:

   - Você destrói placas de trânsito, orelhões e outros, com pedra, tiros e outros meios?
  - As Prefeituras das Cidades gastam valores altos de dinheiro público para a criação de praças e outros lugares enquanto que os próprios usuários destroem as plantas, os coletores de lixo seletivo, que via-de-regra são vendidos como plástico.
   - Você pede desculpas quando esbarra em uma pessoa?
   - Você fura fila de espera?
   - Não devemos julgar nunca o outro pela aparência.
  - Cumprimentamos sempre as outra pessoas: quando chegamos, quando saímos e quando solicitamos apoio ou informação?
  - Nós não podemos tocar em objeto ou utensílio de outra pessoa, sem a devida autorização de seu proprietário.
  - Barulhos desnecessários podem impedir o vizinho de ter seu merecido descanso. Ele pode estar cansado por ter trabalhado duro a semana toda ou estar nessa situação porque trabalha à noite e seu descanso é feito durante o dia. Claro que cada um de nós tem o direto de ouvir música no volume que quiser, o problema é que o vizinho não é obrigado a ouvir.
  - Em recintos fechados não se fuma.
 - Atos de violência no trânsito: agressões verbais não vão melhorá-lo; perseguir quem o xingou, menos ainda, e sacar arma de fogo ou não, caracteriza que quem a carrega dentro do veículo já tem a predisposição de usá-la, com ou sem motivos.
 - Não se mistura álcool com direção de veículo.
 - Um pai cidadão não carrega seu filho no banco dianteiro de seu carro, nem o coloca em seu colo quando está dirigindo.
 - Cidadãos conscientes não atiram objetos pelos vidros dos carros ou dos ônibus, nem em recintos fechados, nem tampouco em locais proibidos.
  - O uso de drogas não é prática  de quem quer cuidar de seu bem estar físico nem de quem tem o prazer de ser chamado de cidadão, em especial quando o que faz em público, para que todos vejam e sintam o cheiro da erva.
 Observando estes itens poderemos iniciar uma avaliação do pleno exercício da Cidadania.
 Aceita o convite, caro leitor?
  
Interpretado por Ailton Petrônio de Castro

(Fonte: Cidadão – Editora Rideel)