Friday, May 22, 2015

AUSÊNCIA DE CARINHO



A falta de atenção de um para com o outro é a maior insatisfação dentro de um relacionamento afetivo. Esta falta de atenção normalmente se expressa pela indiferença, distanciamento, críticas e até brutalidades.
A competição hostil entre parceiros é uma forma de acabar com a boa convivência.
"QUEM AMA CUIDA"
A aproximação amorosa deve ser sadia, livre de críticas e do jogo da indiferença. O constante enumerar dos pontos fracos do outro só serve para abrir profundas feridas. Toda crítica sistemática diminui a auto-estima e conduz a pessoa a um estado de defesa permanente, desaguando em mútuo desrespeito verbal. Discordâncias e conflitos fazem parte da relação afetiva, a mágoa não. O ápice da hostilidade ocorre quando a crítica atinge pontos que têm ligação com:
-          O envelhecimento; 
-          A gordura; 
-          O modo de andar; 
-          Defeitos físicos.
Como sabemos, a nossa sociedade supervaloriza a imagem. Somos narcisistas.
Quando alguém critica nosso corpo, somos remetidos à sensação de perda de imagem perante essa pessoa e ao medo de que ela nos abandone. A falta de respeito ao que o outro é, por outro lado, pode levá-lo a se afastar de nós cada vez mais. O marido que não é afetuoso com a mulher está, através do jogo do abandono, induzindo-a a se afastar dele.
É muito difícil conviver com alguém que nos corta, a espontaneidade a todo tempo e não consegue nos aceitar como somos. Mulheres cujos maridos são absorvidos pelo trabalho e negligenciam o convívio e o afeto conjugal, acabam convivendo muito tempo longe deles. Homens cansados, irritados, hostis e agressivos conseguem uma certa submissão temporária, mas, com o passar do tempo, conseguirão esposas também frias e distantes. Existem várias maneiras de perder alguém. A traição e a separação não são as únicas. Há uma forma sutil de perder alguém. É perder a admiração da pessoa, o amor e o seu coração, ainda que habitando sob o mesmo teto. Se os casais soubessem da importância do carinho, da gentileza, do cuidado para a sobrevivência de um relacionamento, não mediriam esforços nesse sentido.
Casar é fácil. Renovar o casamento através de pequenos cuidados com o outro, do respeito ao corpo do outro e ao jeito peculiar do outro, é que é difícil. Essa dificuldade, porém, não justifica o medo de amar, de ser generoso e de poder dizer “eu te amo, você é muito importante para mim”. Frases simples, mas que são capazes de construir o verdadeiro casamento na cumplicidade e na admiração.