Friday, May 22, 2015

MUDAR PARA SER FELIZ



Felicidade é o desejo de todos nós. O único objetivo do trabalho, do dinheiro, do prestígio é a felicidade. É um projeto pessoal, para o qual não contamos com a ajuda da sociedade. A sua realização passa por atitudes como evitar o apego ao passado e compromisso excessivo com o futuro.

O mundo de hoje está em constante mudança, não compreender isso nos faz sofrer. E não é mesmo fácil compreender, porque somos fascinados pela permanência das coisas, pela estabilidade e pela segurança.

Toda dor psicológica, como angústia, depressão e ansiedade, significa que alguma coisa devia ter mudado na nossa vida. “As pessoas conservadoras levam esse comportamento para o seu ambiente de trabalho”, aconselhando as pessoas a aproveitar o que têm. “A vida é para viver, não é para manter, e o trabalho é para construir”.

As pessoas têm que ser mais flexíveis. O mundo está mudando com muita rapidez. Estamos em meio a uma grande instabilidade.

Os adultos de hoje foram preparados para um mundo que não existiu. “Diziam-nos que se estudássemos, se casássemos, se tivéssemos dois filhos – de preferência um menino e uma menina – se trabalhássemos, se tivéssemos dinheiro, seríamos felizes. Mas o mundo mudou”.

Mudança

Primeiro é preciso esquecer frases do tipo: “Casamento é assim mesmo”, “meu filho está assim porque é aborrecente”, “não mexa com isso não”, “já vi este filme”, “tenho trinta anos de casado” ou “tenho vinte e cinco anos de banco”. Isto é dar ênfase demais à conservação. O tempo não quer dizer tanto assim. A mania de olhar para traz (pelo retrovisor) é fonte de sofrimento. As pessoas sentem saudade, mágoa, culpa, tristeza e remorso.

A saudade é um sentimento usado para não se mudar o presente. A mágoa é outro sentimento contrário à mudança. Como não somos perfeitos, os conflitos e as ofensas acontecem, as pessoas as guardam e não resolvem. Da mesma forma acontece com a culpa. As pessoas ficam guardando o que fizeram de errado, as oportunidades que perderam.

O passado não é para a gente sofrer. É algo que deve estar resolvido. Não se deve gastar energia tentando mudar o outro. Mudança é desejo interno.

Resistir à mudança não é discordar. Aceitar a limitação de nossos conhecimentos com humildade é o principal aprendizado para acompanhar a evolução do mundo. Evidentemente que mudar pressupõe novo rumo de direção. Proteger o nosso estado pessoal de alegria é sumamente necessário para a alegria de quem nos rodeia.

É ilusão pensar que as coisas têm que estar todas certinhas para que estejamos felizes.

VIVER É RESOLVER PROBLEMAS.

Dispense o treinamento de vida para o amanhã e para o ontem. Só se vive no presente.

Finalmente, no processo pessoal de mudança chega-se a emocionalidade. Somos nossas emoções e nossos sentimentos; daí a importância de gerenciá-los bem.
O passado resolve-se pelo perdão, a si próprio e aos outros; e o futuro, pelo desenvolvimento da esperança.