Thursday, May 21, 2015

CASAMENTO E FANTASIA



             A vida é o que é. As pessoas são o que são.


            Há sempre uma luta renhida entre a fantasia e a realidade. O homem, que é dotado de capacidade para pensar e imaginar, idealiza a vida conforme seus desejos íntimos. Um dos campos da mente humana que mais se fantasia é a vida afetiva, o casamento e alguns outros.


            Quando criança sempre ouvimos falar que o casamento é o repositório natural de toda felicidade; que oferece a plenitude eterna do amor. Por isto basta ter sorte e encontrar a pessoal ideal. Seria a solução de todos os problemas.


            Algum tempo depois do casamento, se isto não ocorre, vem a frustração.


            Fantasiar é devanear a respeito do que é como deveria ser. É esperar que o sonho aconteça.


            Imaginar é construir, trabalhar, pelejar de acordo com a realidade.


            A postura de achar que as coisas ocorrem milagrosamente é uma postura um pouco adolescente.


            Quanto ao casamento, de fato tempo que considerar que as pessoas são imperfeitas, limitadas e reais. Não existe um casamento ideal. Existe uma relação que deverá ser objeto de melhoria contínua, em todos os aspectos. Mudar de parceiro não vai resolver o problema, pois a questão não é o outro, mas a própria concepção idealizada do amor e da relação conjugal. Conviver com os pontos fracos do outro e com as próprias dificuldades é o grande desafio de crescimento de toda relação. Ao confrontar o próprio mundo, com o mundo do parceiro, iremos nos deparar com as nossas características negativas e as da outra pessoa. A teoria do casamento na prática é outra. Aprender a dialogar, a tolerar as limitações e as diferenças, a conviver com os desejos, às vezes antagônicos, aumentar a capacidade de negociar e, sobretudo, crescer emocionalmente, faz parte dos casais bem sucedidos. Culpar o outro pela própria frustração é o caminho mais curto para inviabilizar a relação efetiva. O casamento não tem e nunca teve ou terá o dom de satisfazer todas as necessidades das pessoas envolvidas. O casamento pode satisfazer todas as necessidades. Outras necessidades serão resolvidas com o crescimento individual, que facilitará um maior investimento na relação.


            Temos muito que aprender a respeito do amor, das relações, especialmente as íntimas. A grande arte da vida a dois e a operacionalização do amor. É o desejo de aprender a amar, amando; de caminhar, caminhando; de casar, casando, diariamente numa melhoria sem fim. As ameaças contínuas que o casal se faz, quando depara com o limite do outro, mostram o desejo de encontrar pronto o que está por se fazer. Sonhar com um casamento feliz é bom, desde que os sonhos se transformem em imaginação (imagem em ação) fecunda, partilhada humildemente pelos querem crescer e melhorar.