Friday, May 22, 2015

O ALÍVIO DAS TENSÕES



A tensão é uma preparação para se defender de uma possível ameaça externa. A grande maioria das pessoas é cronicamente tensa. Não é incomum, no mundo de hoje, acharmos que o outro nos “quer mal”, que a vida é perigosa; daí então estarmos sempre a esperar pelo pior. As notícias dos jornais, TV e outros meios de comunicação nos advertem dos riscos e perigos da vida cotidiana, mostrando fatos ocorridos, em sua grande maioria, fatos desagradáveis.

Estar no mundo incólume a ameaças reais e imediatas é praticamente impossível. Nosso corpo traduz estas preocupações em tensões musculares, numa tentativa de se controlar antecipadamente algo de ruim que possa nos acontecer.

Daí:

-          Estado de alerta.

-          Ansiedade.

-          Preocupação.

-          Pressa.

-          Conflitos.

-          Incerteza.

A competição em busca do sucesso profissional, financeiro, a cobrança da perfeição, desencadeiam o estresse (grau excessivo de tensão), que pode redundar em insônia, pânico, doenças físicas.

Ficamos assim ou mudamos o nosso estilo de vida?

Se queremos uma vida saudável há que se evitar o que provoca irritabilidade, medo, angústia. O adulto vive em estado de luta, de queda-de-braço com alguém ou com o próprio mundo, com pressa de vencer (TER) a qualquer custo. Mas, estes não são os estágios normais da vida, são momentâneos; devemos, passados estes, voltar ao repouso, à descontração e à paciência.

O maior presente que podemos nos dar é QUERER a harmonia;

E para isso:

-          Corpo em paz.

-          Exercícios físicos.

-          Massagens.

-          Técnicas respiratórias.

-          Relaxamento.

-          Meditação.

-          Descanso.

Assim, poderemos ser mais alegres e espontâneos e obter o alívio das tensões, conquistando o verdadeiro sucesso: o pessoal (SER).