Friday, May 22, 2015

FEED - BACK



É o conhecimento, por parte do indivíduo, do resultado de sua ação.
Imaginemos o pintor de parede fazendo o seu trabalho. Ao pintar ele está, a todo o momento, percebendo se está pintando bem ou não, ou seja, os resultados de seu desempenho são imediatamente conhecidos por ele.

Suponhamos, entretanto, que vendássemos os olhos deste pintor e ele tivesse de pintar sem ver os resultados de seu trabalho. Ele não saberia de que qualidade é esse trabalho e não estaria, portanto, obtendo “feed-back” sobre o seu desempenho.

O indivíduo obtém “feed-back” sobre o seu desempenho quando fica sabendo se atuou bem ou mal.

Receber “feed-back” é vital, tanto para o bom desempenho na execução de uma tarefa, quanto numa relação interpessoal.

Durante nossas interações com as pessoas, escolhemos o que dizer ou fazer, e como dizê-lo ou fazê-lo, baseados nas reações dessas pessoas ao que falamos ou fazemos. Para simplificar, imaginemos um técnico de futebol que, tentando melhorar o clima péssimo que tomou conta de sua equipe, após a partida em que perdeu as chances de disputar a final do campeonato mundial de seleções, resolvesse contar uma piada.

Contada a primeira piada, a turma continuou na mesma. Até piorou porque agora os jogadores estão, também, chateados por não conseguirem responder aos esforços do chefe para distraí-los da grande perda.

Diante disso, será que o técnico insistiria com as piadas ou mudaria de tática? É bem provável que mudasse, baseado na reação de seus comandados.



ALGUMAS CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES DE “FEED-BACK”



a) O “feed-back” perde seu efeito à medida que o tempo passa em relação ao momento em que o desempenho é apresentado. O “feed-back” será tanto melhor quanto mais imediato for, em relação à ação.

Ex.: Vide caso do pintor.

b) É importante que o “feed-back” seja obtido em termos mensuráveis. Quando é possível obter um dado objetivo como “feed-back” tem-se algo mais eficiente do que a opinião de alguém.

Ex.: Produzimos 10.000 peças diárias, é melhor que, “Nossa produção é alta”.

c) Melhor, ainda, se, além de mensurável, o “feed-back” puder ser comparado com algum padrão ou quadro de referência.

Ex.: “Não há nenhum erro nesse trabalho de datilografia, como havia nos outros que examinei hoje”, é melhor que, “Não há nenhum erro nesse trabalho de datilografia”.

d) Um “feed-back” funciona melhor quando salienta os aspectos positivos do desempenho, ao invés dos negativos.

Ex.: “Você cobriu a metade dos tópicos que deveria abordar”, é melhor que, “Você deixou de cobrir a metade dos tópicos que deveria abordar”.
e) Finalmente, é importante que o “feed-back” esteja, sempre, disponível para os comportamentos considerados relevantes. Isso significa que ele deva ocorrer todas as vezes que o comportamento é apresentado, mas que deve estar disponível para o sujeito que apresenta o comportamento julgado relevante.