Friday, May 22, 2015

PAIXÃO É DIFERENTE DE AMOR



A paixão é um sentimento que se caracteriza pelo excesso (posse, domínio, controle). É uma obsessão com o outro que pode às vezes redundar em um comportamento parecido com patologias emocionais. A pessoa vive em um triângulo em cujas pontas estão presentes e possessividade, a dependência e o ciúme. O excessivamente apaixonado tem um medo horripilante do abandono, apega-se tanto ao outro que esquece de si próprio.

A pessoa apaixonada pensa e imagina compulsivamente o outro. Nada tem sentido sem ele(a). A paixão não é o máximo do amor, é um amor sem equilíbrio e harmonia. Paixão significa “sofrer” na língua latina.

A pessoa exageradamente apaixonada, ao invés de viver os bons momentos ao lado da pessoa a quem se ama, fica a maior parte do tempo dando asas à insegurança, à desconfiança, inventando e reinventando fórmulas de manter o controle sobre o outro.

Para se evitar o desastre da paixão exagerada é necessário recuperar a auto-estima, respeitar o espaço do outro para não sufocá-lo.

Este comportamento é mais comum nos mais jovens, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Se o nosso objetivo na vida é a felicidade, não faz nenhum sentido misturar amor com sofrimento.

Cuidado importante: Não deixar que a paixão conduza-o à insanidade.

PARA EQUILIBRAR ESTE COMPORTAMENTO É PRECISO ENTENDER:

-          Que cada ser é único;

-          Cada um tem um corpo separado;

-          Cada pessoa tem seus desejos e vontades independentes;

-          Cada um tem seu próprio caminho.
O amor é diferente da paixão porque o amor é crescimento, autonomia, celebração, alegria, paz, festa, dança e principalmente liberdade.