Friday, May 22, 2015

RELACIONAMENTO GRUPAL



Sabe-se que após várias pesquisas, concluiu-se que as relações entre as pessoas podem resultar em:”



- crescimento

ou

- deterioração.



Isto significa claramente que pessoas significativas como “chefes”, “coordenadores”, “pais”, “instrutores”, “amigos”, “esposa (o)”etc... em um encontro crítico com outras, podem provocar seu crescimento emocional, intelectual e físico ou sua deterioração nesses mesmos aspectos.

Se as pessoas significativas vão provocar o crescimento ou prejudicá-lo, vai depender de, nos encontros críticos, elas apresentarem certos comportamentos como:



- ATENDER: é mais uma postura física voltada para nosso interlocutor que comunica atenção e respeito por ele através de contato visual, de frente para o outro e eliminação de barreiras físicas, entre os envolvidos na interação;



- OBSERVAR: é a habilidade para se captar e interpretar certos comportamentos não-verbais que as pessoas, freqüentemente, apresentam;



- OUVIR: é a habilidade que se tem para compreender o conteúdo e o sentimento da comunicação dos outros;



- RESPONDER: é a comunicação para nossos interlocutores de que conseguimos compreendê-los.


A prática desses comportamentos nas nossas interações com as pessoas, notadamente, durante as interações críticas, vai sem dúvida, contribuir para a melhoria da qualidade de nossas relações humanas nos trabalhos e em outros ambientes.