Friday, May 22, 2015

DISCIPLINA: O LIMITE NA MEDIDA CERTA



AUTORIDADE X AUTORITARISMO

A disciplina é essencial à educação e para haver disciplina é necessária a presença de uma autoridade saudável.
Autoridade de fato e de direito deve ser conquistada por nós e não tem nada a ver com imposição e com chefia. Importa ter prestígio.

Como educadores não podemos nos esquivar à tarefa de apontar os limites necessários para que os jovens se desenvolvam bem e consigam se situar no mundo.



EDUCAÇÃO DA LIBERDADE



“Educar é abrir espaços, alargar os limites, cada dia um pouco mais. Como as margens de um rio, que mais estreitas no início, aos poucos vão se alargando, para que ele possa abrir caminho em direção ao mar, onde não precisa mais de margem”.

Adquirir liberdade é atingir o domínio de si. Por causa da falta de limites e da falta de referencial, nossos jovens estão com excesso de liberdade, muito imperativos. Ninguém chega a lugar nenhum, pisando apenas no acelerador do carro. É desastre na certa. O freio existe para ajudar as pessoas a chegarem ao seu destino. Ser responsável inclui responder por si mesmo, ser atento e fiel às próprias aspirações e sentimentos. Responsabilidade e liberdade andam sempre juntas. Só pode responder pelo que faz quem é livre. Portanto, cabe aos pais e educadores, progressivamente, transferir aos educandos as rédeas da própria vida, a fim de que aprendam a fazer escolhas e a responder por elas. A melhor disciplina é a regida pela liberdade. Só tem valor quando associadas à responsabilidade.

A eles damos raízes (valores) e asas para voar...

É preciso aprender a ter mais competência para dirigir o próprio barco, isto é, saber como fazer, principalmente, quando o mar se agita e as tempestades sobrevêm, é aí que muito barco se perde.

Aprender a ser pai, mãe ou educador é coisa que se faz na vida e não na teoria.

Você é o Capitão do barco, você pode e deve escutar a opinião dos tripulantes, mas a determinação do rumo é responsabilidade sua.

A obra-prima da nossa vida é uma escultura feita a quatro mãos. Um misto de confiança em Deus, naquilo que não depende de nós e de determinação para fazer aquilo que só a nós compete fazer.



(Adaptado de texto do casal Maria Elisa e Antonine)

Revista Escola de Pais