Friday, May 22, 2015

OS FILHOS NA SEPARAÇÃO



Os pais, pela própria estrutura familiar, traduzem harmonia, amor mútuo, apoio e segurança. Portanto, é natural que a separação provoque sofrimento nos filhos. Contudo, seria sensato avaliar se a permanência das relações esteja implicando em violência e ofensas a ponto de desestabilizar emocionalmente os filhos.

Importa frisar que faz parte do relacionamento humano o desentendimento e até a separação.

Proceder a uma separação agindo de forma a minimizar a repercussão negativa nos filhos, é algo muito importante, que infelizmente poucos têm a arte de vivenciá-la equilibradamente.

FASE DA SEPARAÇÃO


É neste momento, devido ao estresse, que torna-se necessário um esforço para manter o controle psicológico de si próprio e dos filhos.

ATITUDES


Presença, carinho e compreensão junto aos filhos poderão facilitar a adaptação deles à separação.

Pena e culpa são sentimentos comuns neste momento.

Evitar introduzir os filhos na briga conjugal, disputando-os como aliados ou jogando-os contra o outro cônjuge, tentando através do sofrimento deles sensibilizar aquele que quer separar, paralisando-o.

SOLUÇÃO:

Deixar os filhos fora do conflito, mostrando que o vínculo que está se desfazendo é o de marido e esposa; não de mãe e filhos, ou pai e filhos.

As brigas e os conflitos fazem parte da intimidade do casal e assim devem ser tratados. Comunicar aos filhos a dificuldade da convivência entre o casal é uma coisa. Pedir a opinião deles é outra.

DIÁLOGO


Se o diálogo com filhos é imprescindível, mantê-lo durante a separação é vital. Necessário também deixar claro, que eles nada fizeram para que isso ocorresse.

Deixar que extravasem seus sentimentos, tristezas, medos ou até revolta é a melhor atitude. Reprimir seria retardar a aceitação da perda. Demonstrar que o afeto e o amor continuarão e que eles não estão sendo abandonados.

Finalmente, deixar claro que a separação é uma escolha autônoma e que a perda faz parte da vida, por isso devemos aprender a lidar com ela.

O grande objetivo da vida é a felicidade, e se a relação está provocando dor e sofrimento, a convivência perdeu o sentido.

CONCLUSÃO

Toda situação penosa e difícil poderá trazer crescimento emocional e lição de vida. Não seria de tudo absurdo dizer que se ensinamos aos filhos sobre o casamento, deveríamos também falar-lhes da possibilidade de uma eventual separação.