Friday, May 22, 2015

SOFRENDO PELO AMANHÃ



Ansiedade: Pura pressa, na maioria das vezes sem motivos, que cria um estado manifesto de inquietude, indo desde uma ligeira inquietação até o pânico intenso. Isto faz com que nosso corpo entre em defesa e luta mediante uma ameaça (irreal).

A maioria dos perigos que nos levam à ansiedade é fruto de nossa imaginação. É uma antecipação de um sofrimento que poderá não acontecer. É uma expectativa de perda ou de medo de perder.

A ansiedade poderá até ser positiva, se mantiver-se apenas como uma leve preparação pessoal para os resultados de nossas atitudes ou das ações dos outros. Porém, torna-se muito negativa e prejudicial quando se torna uma forma de viver.

O estado constante de alerta inibe o bem estar e a paz, privando-nos de alegria do momento presente. Quando se torna crônico provoca o estado de estresse. Daí a palavra

PREOCUPAÇÃO

(ocupar-se antes)
A Bíblia pontifica: “a cada dia o seu cuidado”.

Simplificando: Preocupar é tentar resolver o que ainda não chegou, o que ainda é apenas uma possibilidade. O trágico é que de nada adianta.

É comum observarmos que criamos o hábito de confundir o “preocupar com o outro” com o “amor pelo outro”; e ainda se diz que: “Você não tem responsabilidade, não se preocupa com nada”.

O que fazer ?

Cultivar a paciência, o equilíbrio e a verdadeira responsabilidade. Planejar e refletir sobre o futuro são funções do pensamento, sofrer por ele é uma tentativa vã de controlá-lo.

Pesquisas há que concluíram que cerca de 90% das coisas que nos preocupam não acontecem. Basta apenas voltar o pensamento para as preocupações passadas e verificar se elas se concretizaram.

Viver o “agora” é atitude positiva, relaxar-se, pacificar corpo e mente, valer-se da preciosidade dos momentos de silêncio (bom para harmonizar-se), meditações e orações também nos tiram do círculo vicioso de insistir em viver o que ainda não chegou.
Esteja vivo hoje, não busque fuga no amanhã.